22.04.2021: “A relação entre a gravidade e mortalidade da infecção por SARS-CoV-2 e a concentração de 25-hidroxivitamina D – uma meta-análise” * “The relationship between the severity and mortality of SARS-CoV-2 infection and 25-hydroxyvitamin D concentration — a metaanalysis” | Oscanoa | Avanços em Medicina Respiratória

Dr. Cícero Galli Coimbra, MD, PhD, Professor Livre - Docente - CREMESP 55714

“Introdução:

“Há um interesse científico crescente na possível associação entre a hipovitaminose D e o risco de gravidade e / ou mortalidade da infecção por SARS-CoV-2.  Objetivo: realizar uma metanálise da associação entre a concentração de 25-hidroxivitamina D (25 (OH) D) e a gravidade ou mortalidade da infecção por SARS-CoV-2.

“Material e métodos:

“Pesquisamos PubMed, EMBASE, Google scholar e o Cochrane Database of Systematic Reviews para estudos publicados entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. As estatísticas de efeito foram agrupadas usando modelos de efeitos aleatórios. A qualidade dos estudos incluídos foi avaliada com a Escala de Newcastle – Ottawa (NOS). Desfechos almejados: proporções de mortalidade e gravidade em pacientes COVID-19 com deficiência de 25 (OH) D, definida como 25 (OH) D sérico 10 mg / L.

ConclusõesA deficiência de 25 (OH) D parece associada ao aumento da gravidade e mortalidade da infecção por SARS-CoV-2. (…)

Fonte: A…

Ver o post original 29 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: