Efeitos de grandes doses de calciferol em pacientes com artrite reumatóide: um ensaio clínico duplo-cego * Effects of Large Doses of Calciferol on Patients with Rheumatoid Arthritis: A Double-Blind Clinical Trial: Scandinavian Journal of Rheumatology: Vol 2, No 4

Dr. Cícero Galli Coimbra, MD, PhD, Professor Livre - Docente - CREMESP 55714

 Recebido em 18 de janeiro de 1973, publicado online: 12 de julho de 2009
 

(1973). Effects of Large Doses of Calciferol on Patients with Rheumatoid Arthritis: A Double-Blind Clinical Trial. Scandinavian Journal of Rheumatology: Vol. 2, No. 4, pp. 173-176.

 
 

Em um ensaio clínico duplo-cego em 49 pacientes com artrite reumatóide, o calciferol foi administrado em uma dose de 100.000 UI por dia durante 1 ano para 24 pacientes, enquanto os 25 restantes receberam placebo. Melhora objetiva e subjetiva foi observada em 67% do grupo calciferol e em 36% do grupo controle, enquanto deterioração objetiva e subjetiva foi observada em 4% do grupo calciferol e em 32% do grupo controle. Os valores médios para a velocidade de sedimentação e a2-globulina diminuíram e o nível médio de hemoglobina aumentou no grupo do calciferol. O consumo de analgésicos e anti-inflamatórios diminuiu significativamente no grupo do calciferol e, após…

Ver o post original 39 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: