__
Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da California, em Berkeley, nos EUA, detectaram a presença de metais tóxicos em batons e brilhos labiais vendidos em farmácias e lojas de departamento, avança o portal Isaíde.
A pesquisa sugere a presença de chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns dos quais encontrados em níveis que poderiam aumentar o risco de problemas de saúde.
“Apenas encontrar esses metais não é a questão, é o nível que importa. Alguns dos metais tóxicos estão ocorrendo em níveis que poderiam ter um efeito prejudicial a longo prazo”, afirma a investigadora principal S. Katharine Hammond.
Segundo os investigadores, batom e gloss são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco, pelo utilizador.
Os investigadores desenvolveram definições para utilização média e alta de batons e gloss com base em dados de uso relatados em um estudo anterior. A utilização média foi definida como a ingestão diária de 24 miligramas de maquilhagem dos lábios por dia. Aqueles que reaplicam o batom várias vezes podem encaixar-se na categoria de alto uso, ingerindo 87 miligramas por dia.
Usando as doses diárias aceitáveis deste estudo, a média de utilização de alguns batons e brilhos labiais resultaria em exposição excessiva ao cromo, substância cancerígena relacionada a tumores de estômago. A alta utilização destes produtos de maquilhagem pode resultar em potencial exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês. Com o tempo, a exposição a concentrações elevadas de manganês tem sido associada à toxicidade no sistema nervoso.
O chumbo foi detectado em 24 dos 32 produtos analisados, mas a uma concentração que foi geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável. No entanto, os níveis de chumbo ainda levantaram preocupações para crianças, que às vezes brincam com maquilhagem, já que nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro para elas.
Os autores do estudo dizem que, para a maioria dos adultos, não há nenhuma razão para jogar o batom ou o gloss fora, mas a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de mais fiscalização pelos órgãos reguladores de saúde.
No momento, não existem normas americanas para conteúdos de metal em cosméticos. Os autores observam que a União Europeia considera o cádmio, cromo e chumbo ingredientes inaceitáveis, em qualquer nível, em produtos cosméticos.
21/11/2013 às 16:59
[…] prestem atenção na notícia: Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons Trechinho: ”Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da California, em […]