__
Constituição Federal, Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
__
Resolução do Conselho Federal de Medicina, 1098, de 30.06.83, ratificando decisão da Assembléia Mundial de Médicos em Tóquio, de 1975:
“No tratamento de um paciente, o médico deve ter liberdade para empregar um novo diagnóstico e uma nova medida terapêutica se, em sua opinião, ela oferece esperança de salvar vida, restabelecer a saúde ou minorar os sofrimentos.
__
O Multiple Sclerosis Journal publicou neste mês uma série de artigos, onde foi perguntado aos neurologistas se eles tomariam um suplemento de 10.000 UI de vitamina D por dia, se eles tivessem uma síndrome clinicamente isolada, um ataque de Esclerose Múltipla antes do diagnóstico definitivo, e um MRI scan sugestivo de esclerose múltipla.
A conclusão foi que sim, eles providenciariam a suplementação imediata em valores que, para terceiros e para a mídia, chamam de “superdosagem”, o que provavelmente não surpreende a ninguém mais.
Os autores identificaram que, quando tenham sido excluídas as causas de um nível anormalmente elevado de cálcio, um suplemento de 10.000 UI de vitamina D por dia é seguro. Quando alcança níveis de vitamina D na banda 150-225nmol/L, o nível no qual vitamina D tem seu efeito melhor sobre o sistema imunológico [é seguro até níveis de 380nmol/L], e reduz a atividade da doença e sua taxa de reincidência.
A parte surpreendente quanto a este procedimento terapêutico é a grave contradição ética da Medicina. Apesar de estes neurologistas afirmarem ser esta a opção de tratamento que utilizariam para si mesmos ou recomendariam para seus parentes, já para os seus pacientes com esclerose múltipla eles afirmam que não prescreveriam a mesma suplementação, porque ainda “não existiriam evidências conclusivas”. Por conclusivo, eles querem dizer que não haveria ainda na Medicina nenhuma grande experimentação controlada.
A suplementação do hormônio-vitamina D é boa para o uso deles próprios médicos e de seus parentes, mas não é boa para os seus pacientes em idênticas situações neuroclínicas ou para inúmeras outras patologias que são socorridas por esta providência de baixo custo. A explicação dada por estes médicos para os dois pesos e duas medidas – tão comum na medicina – é verossímil? Não. Está faltando honestidade médica, que destrói com a saúde e a vida de um universo indefinido de cidadãos pacientes.
Esta é uma posição da Medicina surpreendente para muitas pessoas, mas lamentavelmente não é incomum, e impõe a reflexão sobre o que esta medicina baseada em “evidências”, segundo conveniências estranhas à saúde dos pacientes e ênfase alopata farmacêutica, tem destruído em termos de valores éticos pela simples arrogância ou ganância médica.
Informe-se:
Vitamina D3 – 10.000 UI diárias é vital para à saúde
Aqui está o editorial do Multiple Sclerosis Journal :
Celso Galli Coimbra OABRS 11352 cgcoimbra@gmail.com __Related articles
- Baixos níveis do hormônio-vitamina D relacionados com dor de cabeça – Low vitamin D linked to headache (biodireitomedicina.wordpress.com)
- Maior acesso a suplementos de vitamina D pode “eliminar casos de raquitismo” – Greater access to vitamin D supplements would ‘cut the cases of rickets’ (biodireitomedicina.wordpress.com)
- A verdade sobre a Vitamina D: sua carência é promovida por conflito de interesses – The Truth about Vitamin D (biodireitomedicina.wordpress.com)
- Níveis de Vitamina D e traumatismo encefálico – Vitamin D levels and traumatic brain injury (biodireitomedicina.wordpress.com)
25/02/2013 às 16:59
Para dar mais credibilidade ao seu texto, você poderia informar o link desses estudos?
25/02/2013 às 16:59
Gustavo, faça download do texto em inglês que está ao final em PDF disponível para quem quer ler a publicação.
30/03/2013 às 16:59
[…] e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” https://biodireitomedicina.wordpress.com/2013/02/25/hormonio-vitamina-d-quando-a-medicina-tem-dois-pe… — Informe-se: Vitamina D3 – 10.000 UI diárias é vital para à saúde […]